quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Como bloquear acesso adulto na internet direto no modem ou roteador

O cuidado com o acesso pornográfico está sendo cada dia mais necessário nos interiores de nossos lares. Na internet li alguns artigos sobre o caso mas achei pouca informação de como o fazer de forma direta no modem ou roteador. Sendo assim, coloquei três tipos de configurações diferentes sendo dois roteadores e um modem para que você mesmo consiga gerenciar este acesso.

Todas as três formas são muito parecidas sendo que escolhi dois roteadores que estão em inglês e dois que estão em português para que nosso aprendizado seja mais abrangente e ajude a você localizar os menus em outros dispositivos de outras marcas pois os modos e menus são diferentes de acordo com as marcas dos fabricantes.

O primeiro que vamos aprender a configurar é um modem Intelbras GKM 1220.
A primeira coisa a se fazer é saber o endereço de Gateway do seu modem. Caso seu computador esteja ligado diretamente à porta de um modem sem a interferência de um roteador você pode usar o comando ipconfig para saber seu endereço de ip. Neste caso faça o seguinte:

Abra a caixa de comando no menu executar do windows


Digite o comando "CMD" e pressione "Enter". Vai abrir a caixa de comando do MsDos:



Digite o comando "ipconfig" e a janela retornará as informações que você precisa. Veja:

Repare que o comando retornou diversas informações sobre a rede, e entre elas, o endereço ip do meu Gateway que é 192.168.1.1

Este procedimento se faz necessário pois os modens e roteadores podem ser configurados com diversos endereços diferentes para a devida adequação local de sua rede. Neste meu caso, eu sei que o meu roteador é que está fornecendo este endereço e meu modem está em um endereço diferente.No meu caso o endereço do modem é 192.168.11.1.

Sabendo deste endereço o seguinte passo é entrar no navegador e digitar o endereço, veja:

Dê um "Enter" e se abrirá a tela de senha. Por padrão, a maioria aceita o usuário (ou user) com o nome "admin" e a senha (ou password) "admin".


Caso não funcione, procure na parte de baixo do seu modem ou no site do fabricante para obter essas informações. Veja a tela inicial do modem da intelbras:
Aqui você tem várias opções de navegação no menu à esquerda da tela e à direita você tem as informações básicas das configurações do dispositivo. Para poupar tempo e ir diretamente ao assunto vamos clicar na aba "Advance Setup" depois em "DNS"

Repare que os campos estão configurados para 8.8.8.8 e 4.4.4.4 respectivamente. Na maioria dos casos estará como 0.0.0.0 nos dois campos. É ai que vamos mudar o provedor dns para um que bloqueia automaticamente o conteúdo adulto da sua rede. No caso você vai mudar para:
Primary DNS Server       208.67.222.123
Secundary DNS Server   208.67.220.123

A seguir é só clicar em"Save" e confirmar a reinicialização do dispositivo. Teste fazendo algum acesso ilícito e comprove a eficácia do serviço.


Repare que o servidor bloqueou o acesso redirecionando a uma página de informação simples.


Caso seja necessário a liberação do acesso é só repetir os passos e digitar o servidor antigo que no caso era o do Google (8.8.8.8 e 4.4.4.4).


Caso haja algo a acrescentar postem no campo comentários.

A configuração dos roteadores que citei estarão no vídeo mencionado abaixo.