Como configurar balanceador de carga TP Link TL-R470+ (Load Balance Router)

Tenho uma pequena empresa que faz uso constante do serviço de internet. E quando a internet começa a dar problemas (o que não é raro) vem a necessidade de adquirir outro serviço para ajudar a manter a produtividade da minha empresa visto que a mesma trabalha exclusivamente ligada através do serviço de internet.

Depois de algumas pesquisas encontrei uma solução para o devido gerenciamento destas duas internets pois todos os meus computadores deveriam usufruir da mesma rede. Foi o caso da aquisição do Balanceador de Carga TL-R470+ da TP LINK.

Tive boas surpresas ao instalar e configurar este roteador na minha rede pois descobri que o mesmo, além de gerenciar automaticamente meu acesso web, faz a soma da carga de banda das duas que, no meu caso, são duas, uma de 10mps e outra de 15mbps. Daí por diante o caminho foi planejar o melhor uso na minha rede.

Como já postado em um vídeo no Youtube (segue link) a minha rede da operadora OI (15mbps) dá muito problema, assim optei para deixá-la como segunda opção e fazer uso da rede da Vivo (10mbps) como a principal mesmo tendo uma carga de dados menor.

Mesmo assim, eu o configurei para, caso chegue ao uso de toda a largura de banda da Vivo, o mesmo passe parte do fluxo de dados para a Oi automaticamente. Tudo isso é totalmente configurável neste balanceador.

Para minha empresa, essa foi a melhor solução pois minimizei os problemas de internet que denegriam meu atendimento aos clientes.

Produto:

Segue link da página do produto TL-R470+

Lá estão disponíveis mais detalhes sobre as aplicações do produto, mas está tudo em inglês.

Configurações:

Por default, o roteador vem com sua configuração de fábrica a qual você deverá fazer alguns ajustes para que o mesmo reconheça e ajuste a largura de banda dos modens.

Primeiro entre no navegador e digite o seguinte ip (padrão do modem) 192.168.0.1


Depois abrirá a seguinte janela


Digite o login padrão que é admin e a senha que também é admin em minúsculo. Você entrará na tela inicial abaixo:




Note que, neste caso, já há dois roteadores conectados e configurados.

Importante: Nunca deixe dois roteadores na mesma faixa IP pois o balanceador não vai funcionar da forma correta.

Note que no caso da Wan1, o endereço do Ip (que é da Oi) foi modificado para a faixa 192.168.11.1 e o da Vivo para 192.168.1.1. Caso você não saiba como fazer essa modificação veja este vídeo informativo.

Se os dois modens fossem setados com gatway 192.168.1.1 haveria conflito e seu investimento não teria efeito pois o sistema de balanceamento não funcionaria.

Repare que abaixo da opção "Status" no canto esquerdo superior tem a opção "Quick Setup", clique nela para fazer suas primeiras configurações. Se abrirá seguinte janela:

Esta é um a janela informativa em inglês. Clique em "Next"
Veja que nesta opção você pode escolher quantas portas Wan você vai usar os modens. Você pode usar de um até quatro modens nelas. Escolha quantos modens você vais usar e clique e "Next".
Nesta tela você deverá escolher qual porta a configurar. No caso escolherei a "wan1"
Daí teremos tês opções a selecionar:

PPPoE, Dinamic IP, Static IP.

No meu caso, coloquei o primeiro modem para fornecer automaticamente os endereços Ip portanto vou selecionar o campo Dinamic IP pois as configurações serão habilitadas automaticamente neste modo.

A seguir faça o mesmo para os modens adjacentes e, então, finalize esta parte. A tela principál deverá mostrar as configurações dos modens. no meu caso são dois então ficou assim:

Repare que o Ip Adress de cada porta Wan etá configurado com uma faixa de Ip diferente.

Você também pode ver na opção "Network/Wan", repare que as duas primeiras portas estão em vermelho indicando que estão operando no modo Wan e as outras três demais em verde operando em modo Lan:


Agora para um correto gerenciamento de carga deveremos sinalizar a velocidade da internet de cada modem para que o balanceador direcione o fluxo de dados de acordo com a necessidade de sua rede. Para isso navegue nesta tela nas abas Wan1 e Wan2 onde iremos ter a tela seguinte:


Sinalizei os campos a serem alterados facilitar a localização. Deveremos mudar os campos "Upstream Bandwich" e "Downstream Bandwich" para os valores de banda deste modem que está setado na Wan1. Em testes feitos com o medidor online speedtest.net detectei a velocidade real desta conexão e atribui ao seu campo do balanceador. No caso foi 700kbps de Upload e 14500kbps de Download conforme imagem abaixo:


Clique em "Salvar" e faça o mesmo para a porta Wan2.

Agora vem a melhor parte deste gerenciador onde você vai poder determinar suas funções em sua rede. Navegue até a tela seguinte: "Advanced / Load Balance"



Na aba "Configuration" repare que a primeira opção está marcada. Neste modo, o balanceador testa automaticamente e direciona os ips de sua rede de acordo com a disponibilidade de largura de banda dos modens. Isso vai fazer com que o trafego de seus dados altere continuamente de um modem para o outro. Nesse modo a conexão a sites bancários poderão não funcionar corretamente pois existem modos de proteção caso o ip externo mude. Se você usa um acesso a sites de bancos é melhor não usar neste modo. Não esqueça de salvar a cada alteração feita no balanceador.



Desabilitando este primeiro campo o balanceador somará as bandas disponíveis deixando a velocidade da internet mais rápida. No meu caso, tenho um modem que cai constantemente. Quando isso acontece a rede fica travando pois a mesma fica esperando o modem responder. Use este recurso somente se seus modens funcionam bem e ganhe velocidade extra para o fluxo de seus dados.

Abaixo tem a tela de como a minha rede está ajustada:


Lembra que meu modem da Oi cai com frequência? Pois neste modo ele ainda é usado mas somente se o da Vivo cair. Repare que a porta da Wan1 está desmarcada e a Wan2 marcada. Isso sinaliza o balanceador a utilizar a banda do modem alocado na porta da Wan2 onde coloquei o da Vivo. Somente no caso de queda deste modem é que a porta Wan1 (onde fica o modem da Oi) será utilizada. 

Você poderá marcar as duas mas vai ter efeito parecido com a default.

Segue esquema de rede projetada:


Não esqueça de clicar em "Salvar" ao fim de cada etapa.

Finalizando estas configurações não há a necessidade de reboot do equipamento pois o balanceador começa a agir sempre que uma função é salva.

Tem um vídeo no Youtube mostrando algumas configurações deste balanceador e seu uso. Se você é usuário e tem algo a acrescentar poste no campo de feedback e nos ajude a manter este conteúdo atualizado.


Comentários

  1. Olá Anderson, seu conteúdo está perfeito muito obrigado pela contribuição, tenho o mesmo equipamento aqui na minha loja e o conteúdo que encontrei na NET sobre ele é muito Pobre, se possível gostaria de trocar umas ideias com você sobre NAT, Virtual Server e Source port Range no mesmo equipamento, meu contato é sidcleyalves@gmail.com, Fique na paz homem de Deus!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Seu comentário é muito importante para a melhoria do conteúdo deste blog.

Postagens mais visitadas