Virtualização para Empresas


Economia a longo prazo, essa é a idéia que passamos aos nossos clientes. Não adianta montar um escritório com equipamentos que necessitarão de reposição em um ou dois anos. Ao mesmo tempo perderia-se desempenho da mão de obra qualificada (que é cara). Assim vimos em várias áreas a necessidade de remodelagem na estrutura tecnológica de empresas que não podem mais perder o precioso tempo de trabalho desempenhados por profissionais. Um profissional em artes gráficas não pode desempenhar um grande trabalho em um computador comprado em supermercado. Com um hardware específico o mesmo trabalho sairia em muito menos tempo trazendo agilidade aos seus clientes e ganho no material humano para a empresa já que um pode fazer em menos tempo o trabalho de dois. Pegando esse exemplo de desempenho com artes gráficas seguimos a lógica. Suponha que temos em um escritório de artes gráficas 4 computadores e quatro funcionários. Sendo que estes quatro computadores são comuns o que limita o desempenho dos funcionários. Montando-se um computador com hardware específico, comprovamos que o tempo de trabalho para cada tarefa cai pela metade (isso varia de acordo com as tarefas dadas). Mas gastaria-se muito dinheiro montando quatro computadores potentes certo? Não. Pois é necessário somente um computador para dar conta do trabalho dos quatro funcionários através da "conexão de área de trabalho remota" em conjunto com uma adaptação RDP. No caso, usaria-se os quatro terminais para acessar o computador principal e a empresa usufruiria deste benefício a favor do desempenho de sua equipe gráfica.  aumentando lucros e reduzindo gastos. Esse conceito também pode ser aplicado a escritórios mas cada setor tem seu hardware específico aplicável.
Abaixo segue modelo de como ficaria a estrutura (que pode ser mudada) da rede em questão:
No caso temos no modelo cinco estações de trabalho simples montados com base em hardware de economia energética mas que fornecem um boot rápido para o inicio imediato das atividades. Vemos também o servidor que vai agregar o trabalho pesado e, sozinho, dar demanda rápida para os cinco funcionários.

Quanto ao recurso RDP, tem um post que explica bem como configurar. Segue abaixo:

http://www.webtoom.com.br/2015/01/como-habilitar-usuario-simultaneo-em.html

Se for necessário posso postar algo sobre hardware adequado para o Server mas basicamente vocês precisarão exageram na memória Ram fazendo uso de 16gb a 32gb, processadores de 6 a 8 nucleos (i7 e Amd Octacore são os mais indicados) e, se for o caso de artes gráficas, faça uso de placas de vídeos com os chamados CUDA cores pois estes ponderam e exponenciam o desempenho do usuário pois carregam pra si toda sobrecarga que antes ia para os Celerons da vida.

Abraço a todos.

Comentários

Postagens mais visitadas