Como bloquear acesso adulto na internet direto no modem ou roteador

O cuidado com o acesso pornográfico está sendo cada dia mais necessário nos interiores de nossos lares. Na internet li alguns artigos sobre o caso mas achei pouca informação de como o fazer de forma direta no modem ou roteador. Sendo assim, coloquei três tipos de configurações diferentes sendo dois roteadores e um modem para que você mesmo consiga gerenciar este acesso.

Todas as três formas são muito parecidas sendo que escolhi dois roteadores que estão em inglês e dois que estão em português para que nosso aprendizado seja mais abrangente e ajude a você localizar os menus em outros dispositivos de outras marcas pois os modos e menus são diferentes de acordo com as marcas dos fabricantes.

O primeiro que vamos aprender a configurar é um modem Intelbras GKM 1220.
A primeira coisa a se fazer é saber o endereço de Gateway do seu modem. Caso seu computador esteja ligado diretamente à porta de um modem sem a interferência de um roteador você pode usar o comando ipconfig para saber seu endereço de ip. Neste caso faça o seguinte:

Abra a caixa de comando no menu executar do windows


Digite o comando "CMD" e pressione "Enter". Vai abrir a caixa de comando do MsDos:



Digite o comando "ipconfig" e a janela retornará as informações que você precisa. Veja:

Repare que o comando retornou diversas informações sobre a rede, e entre elas, o endereço ip do meu Gateway que é 192.168.1.1

Este procedimento se faz necessário pois os modens e roteadores podem ser configurados com diversos endereços diferentes para a devida adequação local de sua rede. Neste meu caso, eu sei que o meu roteador é que está fornecendo este endereço e meu modem está em um endereço diferente.No meu caso o endereço do modem é 192.168.11.1.

Sabendo deste endereço o seguinte passo é entrar no navegador e digitar o endereço, veja:

Dê um "Enter" e se abrirá a tela de senha. Por padrão, a maioria aceita o usuário (ou user) com o nome "admin" e a senha (ou password) "admin".


Caso não funcione, procure na parte de baixo do seu modem ou no site do fabricante para obter essas informações. Veja a tela inicial do modem da intelbras:
Aqui você tem várias opções de navegação no menu à esquerda da tela e à direita você tem as informações básicas das configurações do dispositivo. Para poupar tempo e ir diretamente ao assunto vamos clicar na aba "Advance Setup" depois em "DNS"

Repare que os campos estão configurados para 8.8.8.8 e 4.4.4.4 respectivamente. Na maioria dos casos estará como 0.0.0.0 nos dois campos. É ai que vamos mudar o provedor dns para um que bloqueia automaticamente o conteúdo adulto da sua rede. No caso você vai mudar para:
Primary DNS Server       208.67.222.123
Secundary DNS Server   208.67.220.123

A seguir é só clicar em"Save" e confirmar a reinicialização do dispositivo. Teste fazendo algum acesso ilícito e comprove a eficácia do serviço.


Repare que o servidor bloqueou o acesso redirecionando a uma página de informação simples.


Caso seja necessário a liberação do acesso é só repetir os passos e digitar o servidor antigo que no caso era o do Google (8.8.8.8 e 4.4.4.4).


Caso haja algo a acrescentar postem no campo comentários.

A configuração dos roteadores que citei estarão no vídeo mencionado abaixo.

Comentários

  1. Faltou explicar como configurar no OpenDNS. Se quiser adicionar outras categorias por exemplo, como rede social?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Seu comentário é muito importante para a melhoria do conteúdo deste blog.

Postagens mais visitadas