BNDES JÁ MOVIMENTOU R$ 105 BILHÕES PARA AUXILIAR EMPRESAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19


 Quase 260.000 empresas que empregam mais de 8 milhões de pessoas receberam o apoio do BNDES (Banco nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) desde o início da pandemia. Ao todo, 105 bilhões de Reais em recursos foram movimentados por empreendedores no período. 

O BNDES criou o programa emergencial de acesso ao credito e expandiu a oferta de capital até o fim do ano. O crédito vale para empresas ou grupos que tenham faturamento anual de até 300 milhões de reais. Cada empresa pode ter acesso a até 70 milhões de reais de crédito no banco por ano. O foco foi nas micro, médias e pequenas empresas que representam aproximadamente 96% dos atendidos. A empresa de Rodrigo Krug, que produz impressoras 3d, foi uma das beneficiadas com o crédito do BNDES.



"Durante este período de pandemia este apoio foi fundamental, pois sem este caixa, sem este investimento, agente não teria condições de investir em inovação, investir em novos processos, investir em novos produtos pensando num novo futuro e pensando nas novas oportunidades da empresa..." (Depoimento de Rodrigo Krug).

O programa emergencial de acesso ao crédito atendeu a 89000 empresas com 71 bilhões de reais. Já o programa emergencial de suporte à empregos, que prevê crédito para que os empresários possam manter em dia o pagamento dos salários e das verbas trabalhistas, aprovou 7,3 bilhões. Outros 20 bilhões de reais foram passados do fundo do PIS PASEP, administrado pelo BNDES para o FGTS, permitindo que pessoas físicas façam saques emergenciais. Além disso, Estados e municípios receberam apoio, e não precisaram pagar dívidas que chegavam a 3,9 bilhões de reais.

Mais de 28mil micro, pequenas e médias empresas e cerca de 500 grandes também se beneficiaram da suspensão de pagamentos de financiamentos.

Na luta direta contra a Covid19, o BNDES lançou um programa de financiamento com orçamento de 2 bilhões de reais para ampliar a oferta de leitos emergenciais e comprar materiais e equipamentos médicos e hospitalares. Há ainda, o investimento em saneamento básico. Fundamental na luta contra o corona vírus.


Crédito: Márcia Fernandes

Comentários

Postagens mais visitadas